segunda-feira, 1 de março de 2010

PROJETO "DICIONÁRIO"



Não sei se muita gente haverá reparado nisso- mas o Dicionário é um dos livros mais poéticos, se não mesmo o mais poético dos livros. O Dicionário tem dentro de si o Universo completo.
Logo que uma noção humana toma forma de palavras- que é o que dá existência ás noções- vai habitar o Dicionário. As noções velhas vão ficando, com seus sestros de gente antiga, suas rugas, seus vestidos fora de moda; as noções novas vão chegando, com suas petulâncias, seus arrebites, ás vezes, sua rusticidade, sua grosseria. E tudo se vai arrumando direitinho, não pela ordem de chegada, com os candidatos a lugares nos ônibus, mas pela ordem alfabética, como nas listas de pessoas importantes, quando não se quer magoar ninguém...
O Dicionário responde a todas as curiosidades, e tem caminhos para todas as filosofias. Vemos as famílias de palavras, longas, acomodadas na sua semelhança, _ e de repente os visinhos tão diversos!Nem sempre elegante, nem sempre decente, _ mas obedecendo á lei das letras, cabalística como a dos números... O Dicionário explica a alma dos vocábulos: a sua hereditariedade e as suas mutações. E as surpresas de palavras que nunca se tinham visto nem ouvido! Raridade, horrores, maravilhas... Tudo isto num dicionário barato_ porque os outros têm exemplos, frases que se podem decorar, para empregar nos artigos ou nas conversas eruditas, e assombradas os ouvintes e os leitores...

Cecília Meireles
Escritora
Adorava dicionários

A Escola Sossego da Mamãe devido ao enorme Sucesso obtido no Projeto Dicionário no ano de 2009 irá novamente iniciar o Projeto para o ano de 2010. Sempre com a preocupação voltada para um aprendizado de qualidade dos seus Educandos.


Profissionais envolvidos: Coordenação e todos os professores.
Turmas: 1º ao 5º ano.
Inicío: Fevereiro 2010.

Objetivos:
*Trabalhar criativamente a ortografia, a sintaxe e a construção de textos, com o aprimoramento do uso do dicionário.
*Possibilitar a apreensão das letras do alfabeto, bem como proporcionar momentos de escrita alfabética.
*Estabelecer um sentido para o uso do alfabeto.
Refletir sobre o funcionamento do sistema de escrita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário