sexta-feira, 21 de maio de 2010

MEUS MOMENTOS...

As crianças precisam de pessoas com sensibilidade para ver o mundo de um jeito diferente. Pessoas que possam compreender suas ações, sentimentos e necessidades.

Precisam aprender a compartilhar afeto e carinho para entender o valor de suas emoções.

Precisam de um lugar seguro e aconchegante para fazê-las felizes.

Precisam crescer e realizar um grande sonho: virar gente grande!

No futuro, ao verem seu sonho realizado, entenderão que algumas pessoas e determinados lugares fizeram a diferença em sua história de vida.

Acreditamos e trabalhamos para que a Escolinha Sossego da Mamãe seja sempre um lugar cheio de alegria, afetos, cuidados, descobertas, sonhos e realizações.

FAMÍLIA & ESCOLA - Reunião de Pais - 1º Bimestre.






Reunião de Pais - 1º Bimestre

MÚSICA, ARTE E CULTURA!

A Escolinha Sossego da Mamãe CANTAROLANDO com o professor COLARES...

COMEMORANDO O DIA DO INDIO


PÁSCOA FELIZ - SOSSEGO DA MAMÃE COMEMORANDO DATAS ESPECIAIS...







CULTURA E LAZER

A Escola Sossego da Mamãe levou alguns de seus alunos para a Bienal do Livro em Fortaleza. Unindo Cultura e lazer a Escola proporcionou aos alunos momentos de descontração, conhecimento e cultura.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

18 DE ABRIL - DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL


O dia 18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato.

“Um país se faz com homens e com livros”. Essa frase criada por ele demonstra a valorização que o mesmo dava à leitura e sua forte influência no mundo literário.

MONTEIRO LOBATO


Nascido a 18 de abril de 1882, e falecido a 4 de julho de 1948, MONTEIRO LOBATO foi um dos maiores escritores brasileiros do século XX. Foi o precursor da literatura infantil no Brasil, e criador dos livros infantis “Coleção Sitio do Pica Pau Amarelo” composta por mais de 30 obras, e também escreveu livros para adultos, obtendo sucesso em ambas as áreas como escritor.

No Brasil, na década de 1970, “O Sitio do Pica Pau Amarelo” virou programa infantil de televisão, sendo exibido pela Rede Globo de Televisão. O programa era baseado em seus livros infantis e se passavam no Sítio do Pica-pau Amarelo, um sítio no interior do Brasil, tendo como uma das personagens a senhora dona da fazenda Dona Benta, seus netos Narizinho e Pedrinho e a empregada Tia Nastácia. Esses personagens foram complementados por entidades criadas ou animadas pela imaginação das crianças na história: a boneca irreverente Emília e o aristocrático boneco de sabugo de milho Visconde de Sabugosa, a vaca Mocha, o burro Conselheiro, o porco Rabicó e o rinoceronte Quindim.

No entanto, as aventuras na maioria se passam em outros lugares: ou num mundo de fantasia inventados pelas crianças, ou em histórias contadas por Dona Benta no começo da noite. Esses três universos são interligados para as histórias e lendas contadas pela avó naturalmente se tornarem cenário para o faz-de-conta, incrementado pelo dia-a-dia dos acontecimentos no sítio.

ESCOLINHA SOSSEGO DA MAMÃE - INFORMAÇÃO E CULTURA

SITIO DO PICA-PAU AMARELO - MONTEIRO LOBATO

Campanha contra a Dengue

terça-feira, 23 de março de 2010

DIA 27 DE MARÇO, DIA DO CIRCO!

ESCOLINHA SOSSEGO DA MAMÃE

CURIOSIDADE SOBRE O DIA DO CIRCO - 27/03


Comemora-se o Dia do Circo em 27 de março, numa homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, que nasceu nessa data, no ano de 1897, na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo.

Considerado por todos que o assistiram como um grande palhaço, se destacava pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista. Seus contemporâneos diziam que ele era o pai de todos os que, de cara pintada e colarinho alto, sabiam fazer o povo rir.

COMO SURGIU O CIRCO

    É praticamente impossível determinar uma data específica de quando ou como as práticas circenses começaram. Mas pode-se apostar que elas se iniciaram na China, onde foram encontradas pinturas de 5 000 anos, com figuras de acrobatas, contorcionistas e equilibristas. Esses movimentos faziam parte dos exercícios de treinamento dos guerreiros e, aos poucos, a esses movimentos foram acrescentadas a graça e a harmonia.

    Conta-se ainda que no ano 108 a.C aconteceu uma enorme celebração para dar as boas-vindas a estrangeiros recém-chegados em terras chinesas. Na festa, houve demonstrações geniais de acrobacias. A partir de então, o imperador ordenou que sempre se realizassem eventos dessa ordem. Uma vez ao ano, pelo menos.

    Também no Egito, há registros de pinturas de malabaristas. Na Índia, o contorcionismo e o salto são parte integrante dos espetáculos sagrados. Na Grécia, a contorção era uma modalidade olímpica, enquanto os sátiros já faziam o povo rir, numa espécie de precursão aos palhaços.

    "ESCOLINHA SOSSEGO DA MAMÃE, CULTURA E INFORMAÇÃO"

    Maiores informações você irá encontrar no site:

    http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/circo/home.html

Voltar

sábado, 6 de março de 2010

DIA INTERNACIONAL DA MULHER


"Alma de Mulher"

Nada mais contraditório do que ser mulher...
Mulher que pensa com o coração,
age pela emoção e vence pelo amor.
Que vive milhões de emoções num só dia
e transmite cada uma delas, num único olhar.
Que cobra de si a perfeição
e vive arrumando desculpas
para os erros daqueles a quem ama.
Que hospeda no ventre outras almas,
dá a luz e depois fica cega,
diante da beleza dos filhos que gerou.
Que dá as asas, ensina a voar
mas não quer ver partir os pássaros,
mesmo sabendo que eles não lhe pertencem.
Que se enfeita toda e perfuma o leito,
ainda que seu amor
nem perceba mais tais detalhes.
Que como uma feiticeira
transforma em luz e sorriso
as dores que sente na alma,
só pra ninguém notar.
E ainda tem que ser forte,
pra dar os ombros
para quem neles precise chorar.
Feliz do homem que por um dia
souber entender a Alma da Mulher!

(Fátima Ayache)

segunda-feira, 1 de março de 2010

PROJETO "DICIONÁRIO"



Não sei se muita gente haverá reparado nisso- mas o Dicionário é um dos livros mais poéticos, se não mesmo o mais poético dos livros. O Dicionário tem dentro de si o Universo completo.
Logo que uma noção humana toma forma de palavras- que é o que dá existência ás noções- vai habitar o Dicionário. As noções velhas vão ficando, com seus sestros de gente antiga, suas rugas, seus vestidos fora de moda; as noções novas vão chegando, com suas petulâncias, seus arrebites, ás vezes, sua rusticidade, sua grosseria. E tudo se vai arrumando direitinho, não pela ordem de chegada, com os candidatos a lugares nos ônibus, mas pela ordem alfabética, como nas listas de pessoas importantes, quando não se quer magoar ninguém...
O Dicionário responde a todas as curiosidades, e tem caminhos para todas as filosofias. Vemos as famílias de palavras, longas, acomodadas na sua semelhança, _ e de repente os visinhos tão diversos!Nem sempre elegante, nem sempre decente, _ mas obedecendo á lei das letras, cabalística como a dos números... O Dicionário explica a alma dos vocábulos: a sua hereditariedade e as suas mutações. E as surpresas de palavras que nunca se tinham visto nem ouvido! Raridade, horrores, maravilhas... Tudo isto num dicionário barato_ porque os outros têm exemplos, frases que se podem decorar, para empregar nos artigos ou nas conversas eruditas, e assombradas os ouvintes e os leitores...

Cecília Meireles
Escritora
Adorava dicionários

A Escola Sossego da Mamãe devido ao enorme Sucesso obtido no Projeto Dicionário no ano de 2009 irá novamente iniciar o Projeto para o ano de 2010. Sempre com a preocupação voltada para um aprendizado de qualidade dos seus Educandos.


Profissionais envolvidos: Coordenação e todos os professores.
Turmas: 1º ao 5º ano.
Inicío: Fevereiro 2010.

Objetivos:
*Trabalhar criativamente a ortografia, a sintaxe e a construção de textos, com o aprimoramento do uso do dicionário.
*Possibilitar a apreensão das letras do alfabeto, bem como proporcionar momentos de escrita alfabética.
*Estabelecer um sentido para o uso do alfabeto.
Refletir sobre o funcionamento do sistema de escrita.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010